Maria V. Zink
avatarAvatar
Maria Veronica Zink2023-10-04

O Monstro chamado

"TELEVISÃO"

Você usa a televisão como distração para os seus filhos? Você já parou para pensar quanto tempo as suas crianças gastam no dia em frente a uma televisão? Pois é, talvez seja hora de se tornar mais consciente sobre essa prática "inofensiva".

É certo que as experiências vividas pelas crianças nessa fase de desenvolvimento elas são de suma importância para a aquisição de diversas habilidades importantes no crescimento como: gramática, entendimento do certo e do errado, mobilidade fina, autoproteção, habilidades físicas, etc. Quando a criança é exposta a televisão, ela também perde a oportunidade de desenvolvimento e de movimentos corporais, pois fica presa a estímulos luminosos por muito tempo.

As leituras trazem que identificar excesso de televisão na infância pode sim alterar as possíveis relações comportamentais do futuro. Como? Se uma criança exposta a muita televisão, começa a ter um declínio no seu nível de atenção, como elas serão na escola em situações que precisam se concentrar? Poderá apresentar dificuldades em longo prazo na escola e consequentemente na sua vida profissional e pessoal.

Sabemos que no mundo de hoje não é fácil ter um tempo para deixar a criança entretida com brinquedo o tempo todo, pois temos os nossos afazeres, mas podemos pensar que elas são seres em desenvolvimentos e que precisam do nosso cuidado, pois as crianças esperam que seus pais sempre proporcionem o melhor para o seu desenvolvimento.